domingo, 19 de agosto de 2012

Como decidir seu voto para vereador

Publicado originalmente no site Adote um Vereador - SP

Em sete de outubro teremos a oportunidade de mudar o futuro de nossa cidade para bem ou para mal, estará em nossas mãos esta decisão por meio do voto. Como dizem por aí democráticamente teremos a chance de escolher nossos representantes na Câmara Municipal por mais quatro anos.

Apenas três vereadores da atual legislatura não tentarão a reeleição, por isso é muito importante uma pesquisa aprofundada nos trabalhos deles nos últimos quatro anos. Aconteceu de tudo neste período, desde ameaças e troca de sopapos na briga pelo poder até várias agressões verbais a cidadãos presentes na galeria em sessões plenárias, sem contar os conluios para a reeleição e formação da atual mesa diretora.

Hoje todos posam de santinhos e bons meninos, mas na verdade o passado condena a maioria deles, preste atenção aos fatos:

Os exemplos acima servem apenas como incentivo para que você mesmo inicie sua pesquisa, muitos dirão que só mostramos as coisas ruins que acontecem na Câmara -é lógico que muita coisa boa aconteceu por lá-, você pode começar pelos projetos de leis aprovados ou que estão tramitando clicando no link abaixo:

Os projetos de leis (homenagens e honrarias, batismo de ruas e praças, criação de datas comemorativas) de todos os vereadores

Para se ter uma idéia são mais de mil e duzentos candidatos a vereadores na cidade e mostramos apenas a atual legislatura, por isso é importante que você conheça seu candidato. Aproxime-se dele e procure saber quais são seus projetos para a cidade num todo, quem são seus financiadores de campanha, a que partido ou coligação pertence e principalmente se pretende cumprir seu mandato até o final ou apenas usá-lo como trampolim para realização de sonhos maiores (como candidatar-se nas próximas eleições daqui a dois anos).

Menos da metade dos eleitores não votam em vereadores, anulam ou votam em branco, fazendo isso você estará fugindo de sua responsabilidade como cidadão e deixando de colaborar com a melhoria na qualidade de nossos representantes na Câmara Municipal.

Pense bem nisso antes de decidir seu voto e boa sorte!

Alecir Macedo
Integrante da Rede Adote um Vereador

Leia também:

O poder do cidadão na escolha do vereador (Milton Jung)

Função de um vereador (Cláudio Vieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares